Uma imersão de quase 24 horas em ambiente de montanhas e natureza exótica, ainda pouco explorado pela maioria dos brasileiros.
– Na Serra do Caparaó o visitante encontra uma atmosfera vibrante, grandiosa, combinando belíssimas formações rochosas, vegetação de altitude com espécies endêmicas, um microclima que vai de ameno a extremo em poucas horas, a paz das montanhas contrastando com a força da natureza que se revela em fortes rajadas de vento, o privilégio raro de caminhar entre nuvens, a vista do horizonte infinito…
A trilha de 6,9 km até o topo é percorrida em duas etapas e não exige técnica ou equipamentos de escalada. Mas é importante alertar aos menos experientes que o esforço físico para alcançar os quase 3.000m de altitude da montanha mais alta da região sudeste será considerável e por isso o planejamento é importante.
O primeiro trecho, que parte do estacionamento Tronqueira, começa no início da tarde e tem como destino os 2.370m de altitude do Acampamento Terreirão.
Prepare-se para presenciar um pôr do sol inesquecível, que anuncia um espetáculo ainda maior ao anoitecer: o céu noturno de altitude!
O momento e o local são reverenciados por astrônomos, trilheiros amadores e experientes, fotógrafos em busca da imagem super nítida da Via Láctea, e principalmente pelo olhar deslumbrado de quem está mergulhando pela primeira vez num oceano de estrelas!
Será montado acampamento para descanso de aproximadamente 8 horas.
No início da madrugada iniciamos o segundo trecho da trilha, o ataque ao cume do Pico da Bandeira. O percurso é mais íngreme e feito em ritmo mais lento, aproveitando também a oportunidade para apreciar a vista durante as pequenas pausas de descanso.
Chegamos no topo pouco antes do amanhecer, escolhemos o local mais confortável e nos preparamos para assistir o grande espetáculo do nascer do sol muitas vezes sobre as nuvens!